Para quem está próximo da maternidade ou paternidade, decorar um quarto infantil pode ser um processo delicioso. Pense em cada detalhe que pode deixar um quartinho mais criativo, aconchegante e seguro, isso é uma ótima terapia, não é mesmo? Antes de tudo, mesmo com todas as ótimas ideias que você encontra, é sempre importante pensar em alguns cuidados básicos que irão manter seu filho confortável e feliz.
Desde a posição do berço até o tipo de iluminação que você escolher, existem vários pontos importantes que devem ser levados em consideração no dia a dia do seu bebê. Pensando em como te ajudar a organizar esse espaço com cuidado, a seguir, damos dez ótimas dicas que são essenciais para deixar o seu quartinho da melhor maneira possível.
Esteja atento, confira a nossas dicas abaixo e tome nota!
Usar prateleiras para organizar seus móveis
As prateleiras são práticas, versáteis e essenciais para otimizar o espaço. Ao embelezar um berçário, pequenas decorações podem iluminar e embelezar ainda mais o ambiente.
Proteja o ambiente
Essa é uma dica muito importante na hora de projetar um quarto infantil. É importante saber que seu filho vai ficar muitos anos ali e em algum momento vai brincar no chão. Consequentemente, evite tomadas de altura baixa ou, pelo menos, insira um protetor de tomada para evitar que a criança acabe puxando o fio da tomada.
Dar prioridade aos brinquedos grandes
Além de preencher bem os espaços e dar um ar lúdico à decoração os brinquedos grandes serão camaradas de longo prazo para a criança não sendo preciso se preocupar com acidentes mais graves do que no caso de deglutir peças pequenas.
Papéis de parede de vinil são mais fáceis de limpar
Se decorar com papel de parede é a ideia, saiba que muitos tipos podem acumular poeira e sujeira com o tempo. Para manter o quarto das crianças limpo, uma ótima dica é usar papéis de parede vinílicos que resistam à limpeza com água.
Disponha o trocador ao lado das gavetas
A praticidade é fundamental em um quarto infantil. E para agilizar a troca de fraldas, é importante dispor o trocador em um local que tenha gavetas próximas e prateleiras para guardar fraldas, talco e outros acessórios.
Deixe sempre livre espaço para circulação
Evite colocar os móveis muito próximos uns dos outros e não deixe os brinquedos soltos no chão. Se você precisar correr para cumprimentar a criança, isso também pode causar acidentes.
Salas pequenas requerem móveis pequenos
Não se esqueça que a ideia principal dos quartos infantis é mantê-los o mais aconchegantes possível. Portanto, tenha cuidado ao escolher o tamanho dos móveis para o espaço indicado. Por exemplo, prefira sempre móveis pequenos para espaços pequenos.
O berço deve ficar longe da janela
É importante que a iluminação entre no quarto das crianças, mas é fundamental que a janela não chame a atenção da criança para possíveis brincadeiras. Portanto, mantenha sempre o berço longe das janelas e, no caso de apartamentos, use grades ou redes de proteção nas janelas.
Escolha tapetes com pelos baixos
Os tapetes são importantes para aumentar a sensação de conforto no quarto de uma criança. No entanto, mesmo essa escolha deve ser cuidadosamente considerada para garantir a segurança. Opte por carpetes com pêlo baixo para evitar tropeços e facilitar a limpeza.
Prefira luzes onde a intensidade possa ser controlada
Por fim, vale citar as luminárias com dimmers, modelos que permitem controlar a intensidade da iluminação do quarto, o que pode ser importante para garantir um sono mais tranquilo para o bebê, sem deixar a luz totalmente apagada ou totalmente acesa.